Está disponível no Brasil o aplicativo WhatsApp Business, versão corporativa do famoso mensageiro direcionada a micro e pequenas empresas.
O aplicativo foi lançado em alguns países no dia 18 de janeiro e agora alcançou o Brasil, o segundo mercado em todo o mundo, atrás apenas da Índia.
O lançamento do Business é estratégico não só para o WhatsApp como também para os empreendimentos. Segundo pesquisa da Morning Consult, cerca de 80% dos pequenos negócios fazem uso do aplicativo para negociar, se conectar com clientes e a até fechar transações. A conexão com a versão Business é automática, e os usuários comuns (não empresariais) não precisam baixar esse app.
Já o ícone do app aproveita o famoso balão verde, mas na versão Business, em vez de um telefone no centro, aparece a letra B.
Confira abaixo algumas das funções do WhatsApp Business:
PERFIL COMERCIAL:
Você poderá adicionar informações da sua empresa como localização, contatos, e-mail e o site, aumentando a credibilidade da sua empresa quando o cliente entra em contato. É possível ainda determinar os horários de funcionamento durante a semana, personalizando para cada dia.
FERRAMENTAS DE MENSAGENS PARA NEGÓCIOS:
Uma das primeiras coisas que notamos foi as “ferramentas” próprias deste whatsapp direcionadas a facilitar sua comunicação, usando mensagens padronizadas e automáticas, permitindo que você possa adicionar mensagens de saudação para quando um cliente entrar em contato e até automatizar a informação quando você está ausente.
INFORMAÇÕES E ESTATÍSTICAS:
Com o WhatsApp Business a empresa terá acesso a informações sobre o uso do aplicativo – bem similar da forma como funciona atualmente-, como por exemplo a quantidade de mensagens que foram enviadas, quantas foram entregues e até mesmo lidas na sua conta corporativa.
SUPORTE PARA NÚMERO FIXOS:
Essa é a principal novidade que destaco, você pode utilizar o WhatsApp Business com um número de telefone fixo e seus clientes podem enviar mensagens para este número.
TENHA O WHATSAPP E WHATSAPP BUSINESS NO MESMO APARELHO:
Agora são dois Aplicativos e nada te impedirá de usar os dois, separando sua vida pessoal da profissional no que se refere ao atendimento a clientes, entretanto já fizemos o teste e obrigatoriamente os números (pessoal e profissional) devem ser diferentes – Daí a possibilidade de usar um número fixo! É GENIAL!
RESPOSTAS AUTOMÁTICAS:
Essa talvez seja uma das maiores sacadas do novo aplicativo! Agora, há a possibilidade de deixar programado mensagens automáticas caso recebam alguma mensagem fora do expediente.
É possível incluir emojis e todas as outras funcionalidades de edição que já conhecemos. Além disso, será possível fazer o agendamento de dia e horário que a mensagem será disparada.
MIGRAR CONVERSAS:
Se você já estava utilizando o Whatsapp como ferramenta de atendimento, você poderá facilmente migrar todas as conversas para o novo aplicativo.
WHATSAPP WEB:
Você pode continuar usando o aplicativo na web sem problemas, com as mesmas funcionalidades de antes.
TAGS/ETIQUETAS:
Esse é outro lance que achamos fantástico, você tem a opção de criar tags/etiquetas para marcar seus contatos. Ao instalar o Whatsapp Business já vem pré-definido as tags: Novo Cliente, Novo pedido, Pagamento pendente, Pago, Pedido finalizado. Estou certo de que com as etiquetas você vai poder acompanhar muito melhor a sua comunicação com cada cliente.
Você não precisa se limitar apenas as tags padrões pré-definidas, você poderá editar ou até criar suas próprias tags. O poder de personalização e o foco direto no usuário torna-se prioridade cada dia mais e com as etiquetas do whatsapp business você poderá colocar o atendimento em primeiro lugar com facilidade.
Gostou dessa novidade?
Para baixar o aplicativo basta acessar sua loja em seu Smartphone e pesquisar por Whatsapp Business.
Depois de instalado é só adicionar o número de telefone e completar o seu perfil na aba de configurações.