Nos últimos anos, sobretudo com o advento da internet, o mundo dos negócios mudou muito. Hoje muitas empresas se utilizam da internet para realizar, pelo menos, uma parte de suas transações. É o chamado e-commerce (eletronic commerce ou, traduzindo, comércio eletrônico).
Todas essas mudanças trouxeram consigo novas formas de se pensar o mercado e até mesmo novas nomenclaturas. Hoje, muito tem se falado a respeito dos termos B2B, B2C e C2C.
Modelos de negócio
As siglas em questão nada mais são do que alguns modelos de negócio. E abaixo você irá descobrir exatamente o que significa cada uma delas.
• B2B – business to business
Neste modelo de negócio, as transações são feitas entre duas empresas, ou seja, uma empresa vende produtos ou oferece serviços a outra empresa.
• B2C – business to consumer
Já neste modelo de negócio, as transações são feitas entre uma empresa e os consumidores. Este modelo tem crescido muito nos últimos anos, sendo que quase a totalidade das grandes empresas brasileiras que vendem diretamente para o consumidor, já estão trabalhando também pela internet.
Segundo dados estatísticos de uma pesquisa realizada pela consultoria A. T. Kearney, hoje quase 65% dos brasileiros preferem comprar na internet do que nas lojas físicas.
• C2C – consumer to consumer
O último modelo de negócios tratado neste texto é o C2C. Nele as transações realizadas não envolvem nenhuma empresa, pois são desenvolvidas diretamente de um consumidor para outro.
Esse modelo também tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Hoje, há diversas plataformas que tem como objetivo unir consumidores que queiram adquirir ou vender os mais diversos itens.
Marketing e os modelos de negócio
O surgimento desses novos modelos de negócio, ocasionou mudanças também no próprio marketing, que acabou abrindo espaço para o que hoje se chama “marketing digital”.
Hoje, o marketing digital também cresceu muito e apresenta ao empreendedor uma infinidade de possibilidades. No entanto, cada modelo de negócio, com suas particularidades, pressupõem ações de marketing diferentes.
No entanto, é preciso destacar que os meios nesse caso, que farão a ponte entre os dois lados do modelo de negócio em questão, são mais ou menos os mesmos, como o marketing de conteúdo, as redes sociais, o e-mail etc. O que muda, de acordo com o público, é apenas o “como” isso é feito, a linguagem e o foco utilizados.
• Marketing B2B
Como já foi dito, nesse modelo de negócio uma empresa oferece um produto ou serviço para outras empresas. Pode-se dizer que o marketing B2B é voltado para a razão, diferentemente dos outros dois.
Isso acontece porque nesse caso, os fatores decisivos na hora da compra estão muito mais relacionados ao preço versus o benefício.
A compra, nesse caso, é decidida por uma equipe de pessoas que calcula qual a melhor opção disponível no mercado com base nos aspectos descritos acima.
Ferramentas como o marketing de conteúdo, as redes sociais, o e-mail marketing são amplamente utilizadas, no entanto, o foco é o custo benefício e a linguagem é formal e voltada para o mundo empresarial.
• Marketing B2C
No marketing B2C a linguagem utilizada é muito mais emotiva, centrada no consumidor. Ela busca convencê-lo, não se utilizando da questão do custo benefício, mas sim em como aquele determinado produto pode interferir e melhorar a vida do consumidor.
Essa ideia é muito importante, pois hoje, os consumidores já não compram apenas um simples produto, eles compram uma série de idéias que estão associadas àquele produto. Por isso, é de extrema importância para as empresas a construção de uma identidade visual.
Para alcançar os consumidores é preciso estar presente nas redes sociais, ter um site da empresa, estar frequentemente em contato com o consumidor e construir com ele um relacionamento.
Outro aspecto essencial do marketing B2C é ter um canal de comunicação aberto. Hoje, as pessoas gostam de saber que são ouvidas pelas suas marcas favoritas, pois tem consciência de que são o porquê da existência dessas marcas. E, nesse sentido, as redes sociais também têm se mostrado uma excelente estratégia.
• Marketing C2C
O marketing C2C é o menos estudado dos três, talvez pela proporção de seus resultados. No entanto, como já foi dito, ele tem crescido exponencialmente nos últimos anos.
O comércio online C2C se faz, sobretudo, por meio de plataformas de venda de produtos usados ou sistemas de classificados. Neles é possível que pessoas que queiram vender e comprar produtos se encontrem.
No entanto, também tem crescido a possibilidade de se fazer negócio desse tipo nas redes sociais, como nos grupos do Facebook ou do WhatsApp.
Aqui o marketing se faz de forma quase natural, impensada, pois tirando alguns casos muito específicos, não há grandes estratégias de marketing por trás da venda dos produtos. Nesses casos específicos, as estratégias são parecidas com as descritas anteriormente.
E na grande maioria dos casos, o que há são apenas duas pessoas, sendo que uma delas possui algo de interesse da outra. O que se estabelece aqui, muitas vezes, é uma relação de confiança entre quem oferta algo e diz que esse produto é de qualidade e quem aceita a oferta.
Para você, quais são as melhores estratégias para cada modelo de negócio? Quais delas você já utilizou em sua empresa e que tiverem bons resultados? Conte sobre sua experiência nos comentários, assim você ajuda outros empreendedores a encontrarem soluções para seus negócios.